quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Esfiha de carne

Sabe quando você coloca na cabeça que quer fazer uma receita? Já estava com vontade de fazer uma receita antiga, que peguei na tv e dava certo, o recheio era de presunto e... catupiry, lógico. Mas minha cunhada me passou essa dela, e o marido garantiu que era boa, e eles tinham razão. Fiz uma pequena mudança, pois não gosto de comprar o fermento biológico fresco, acho caro, nenhuma receita usa todos os 4, e sempre vence antes de dar tempo de usar os restantes.



Fiz de manhã, para as meninas levarem de lanche pra escola e podermos lanchar na volta. Ainda sobrou pra mais 2 dias de lanche a noite, pelo menos. Quero dizer que é uma receita que rende bem.

Ah, só um detalhe, agora antes de começar qualquer receita, tenho que esperar uns 15 minutos as madames escolherem o modelito pro blog! É dose! kkkkkk E ainda tenho q fazer os penteados desejados. Fofas!



Vamos a receita
Ingredientes
Massa
1 sachê de fermento biológico para pães
1 xícara de água morna
1 xícara de leite morno
1/2 xícara de óleo
4 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de sal
Aproximadamente 1kg de farinha de trigo
1 gema pra pincelar

Recheio
750g de carne moída de boa qualidade (patinho, coxão mole)
2 tomates sem pele e sem semente
1 cebola
Suco de 1 limão
2 colheres de chá de sal

Em uma tigela, colocar farinha (não tudo, só para começar a fazer a massa. Coloquei 400g) e o fermento. Mexer e adicionar o óleo, açúcar e o sal. Depois adicionar o leite e a água.



Mexer juntas ajuda a crescer mais a massa :D
Mexer bem e ir adicionando a farinha até a massa soltar das mãos.

Mãos na massa.. olha a alegria delas ;)
Deixar descansar por 30 minutos.



Para o recheio, picar a cebola e o tomate. Misturar com a carne. Jogar o suco do limão, e adicionar o sal. Deixar apurando o sabor. Para ficar mais fácil de fechar as esfihas, antes de começar a rechear, deixar a mistura numa peneira.



Abrir a massa com o rolo numa superfície com farinha e cortar em círculos. Não abrir muito fina, para que durante o tempo no forno a esfiha não se abra. Se não tiver um cortador, pode usar a boca de um copo, ou de um pote.

Divisão de tarefas... Bruna abre e corta a massa, eu recheio e Flavia fotografa.

Rechear e fechar as esfihas. Pincelar com gema e colocar em uma assadeira polvilhada com farinha para não grudar.


Levar ao forno pré-aquecido em 180º até dourar bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário