quarta-feira, 13 de junho de 2012

Demorou mas chegou!!! Bolinho para comemorar!

Finalmente tomei coragem e fiz meu tão sonhado blog!!!!

E para iniciar, nada como um bom bolinho, daqueles fáceis de fazer, e que com certeza agrada a muitos. Pelo menos aqui em casa é um "clássico".


Hoje fiz em tabuleiro, mas gosto muito de fazer em forminhas individuais, os famosos cupcakes, e assim mando como lanche para as meninas na escola. Melhor do que mandar aqueles bolinhos prontos, recheados, cheios de açúcar, conservantes e outras coisas que nem imaginamos.

Bolo Básico (coloquei granulado e fiz um "falso formigueiro"):

Ingredientes:

4 ovos
2 xícaras de açúcar
100g de margarina em temperatura ambiente
3 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de leite em temperatura ambiente
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 colher de sopa de fermento em pó
1 xícara de chocolate granulado

Modo de fazer:

Bater as claras em neve.

Em seguida, bater as gemas, o açúcar e a margarina até ficar um creme fofo e claro.

Depois ir acrescentando aos poucos e alternadamente o leite e a farinha de trigo. Bater mais um pouco adicionando a baunilha. Desligar a batedeira e adicionar o fermento. Misturar bem. Adicionar o granulado. Ah, esqueci de avisar que tenho duas SUPER ajudantes!!!! Vocês as verão  em várias receitas. Hoje só uma se animou a participar. Voltando a receita.....



Incorporar as claras na massa e ir mexendo levemente de baixo para cima, para preservar o aerado da massa e deixar o bolo fofo.



Colocar a massa em uma assadeira untada e polvilhada com farinha de trigo. Dica: não unte os lados da assadeira, somente a parte de baixo, isso faz com que o bolo fique mais uniforme e não dificulta em nada tirar o bolo depois de pronto.



Levar ao forno por mais ou menos 40 minutos. Espetar com um palito para ver se está pronto. Se o palito sair molhadinho, esperar mais um pouco.



Cobrir com a cobertura desejada. Essa cobertura foi um brigadeiro em ponto de colher e bastante granulado por cima.

Não é muito fácil???? Agora para fazer cupcakes, eu não bato as claras em neve, prefiro deixar ele menos fofo, assim esfarela menos na hora de tirar o papel para comer. De resto, tudo igual, depois de assado, deixar os cupcakes esfriando sobre uma grade.

Um comentário:

  1. Dri, está muito legal, as receitas são super bem explicadas. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir