sexta-feira, 15 de junho de 2012

Kibe recheado com Catupiry

Essa é uma das minhas receitas favoritas. Por que???? É super prática, leva poucos ingredientes, dá pouco trabalho e faz MUITO sucesso.

O meu recheio é catupiry, acho que combina demais e fica muito gostoso. Mas existem várias opções, e o legal da cozinha é você fazer o que mais agrada na sua casa.

Essa receita é antiga, e aprendi com a minha mãe. As minhas observações coloco em vermelho ao lado da receita original. Espero que gostem ;)

Ingredientes:

500g de trigo para kibe
500g de carne moída (uso patinho ou coxão mole)
750ml de água fervente
3 cubos de caldo de carne (gosto de usar caldo de picanha, ou então 2 caldos de carne + 1 de bacon)
50g de margarina
6 dentes de alho (coloco 2 colheres de sopa de alho triturado pronto)
1 cebola pequena bem picada
Catupiry para o recheio

Modo de fazer:

Ferver a água com os cubos de caldo de carne. Em um recipiente, colocar o trigo e a água com os temperos e deixar de molho por pelo menos 1 hora. Não é necessário escorrer.



Juntar os demais ingredientes.


Misturar bem com as mãos. Essa parte foi minha ajudante que fez e AMOU. Acho que ela pensava que estava mexendo com massinha!!! Detalhe pra outra ajudante que não gostou da sensação de mexer a carne com as mãos.



Untar um pirex grande. Essa receita dá para fazer 2 pirex desse tamanho do meu. Hoje fiz metade da receita, pois era só para nós 4, e mesmo assim, dá e sobra. O bom é que você pode congelar o kibe depois de assado. Eu corto em pedaços do tamanho que a gente geralmente come, e congelo. Pois assim se apenas um de nós quiser comer, posso pegar apenas um pedaço e não preciso desperdiçar o resto.


Forrar o refratário com metade da massa. Espalhar o recheio. Seja GENEROSA!!! Se quiser, troque o recheio para rodelas de cebola, queijo mussarela e presunto, ricota temperada com sal e ervas....


Cubra o recheio com o restante da massa. O meu eu fiz com algumas horas de antecedência, por isso cobri com papel filme e deixei na geladeira até a hora de assar.


Levar para assar em forno 180º. Não deixar assar demais, pois resseca o kibe. Deixe apenas mudar a cor da carne. Se quiser, antes de levar ao forno, pode colocar uns pedacinhos de margarina por cima, deixa ele um pouco mais molhadinho. Servir com uma salada e/ou arroz branco.

Um comentário: