quarta-feira, 18 de julho de 2012

Rosca de Côco

Aos que me acompanham, peço mil desculpas, mas além das férias foi aniversário da minha mais velha, não ia fazer nada mas no final acabei fazendo um almoço para a família e isso me tirou o único tempo livre que eu tinha para preparar tudo as pressas.

Estamos voltando hoje, com uma rosca que fizemos para a vovó que estava viajando. Claro que tivemos que dividir essa receita em dois, para elas poderem comer, porque elas não entendem que não pode dar um prato já comido para alguém. Essa é outra receita da minha querida mamis, e a gente gostava muito de comer lá em casa.


Antes da receita, olha a cara das minhas duas super ajudantes:


Essa receita tem 3 partes.

Vamos a receita:
Ingredientes:

1ª parte:
1 sachê de fermento biológico
2 colheres de sopa de margarina
6 colheres de sopa de açúcar
1 xícara de leite morno
2 ovos
1 pitada de sal
Farinha de trigo até dar o ponto

2ª parte (recheio):
3 colheres de sopa de coco ralado
1 copo de açúcar
2 colheres de sopa de margarina

3ª parte (calda):
3/4 copo de leite
3/4 copo de açúcar
1 colher de chá de baunilha
1 colher de chá de canela em pó

Modo de preparo:

1ª parte:
Em uma vasilha, colocar o fermento e uma xícara de farinha. Acrescentar os demais ingredientes e misturar bem. Mexer com as mãos e acrescentar farinha até a massa ficar lisa e soltar das mãos. Deixar descansar por 10 minutos.



2ª parte:
Misturar os ingredientes do recheio. Pegar um pedaço pequeno da massa e abrir com rolo. Colocar no fundo de uma assadeira com aro removível para ser a base da rosca. Com o restante da massa, abrir com o rolo. Quanto mais fino melhor, pois a massa irá crescer. Se deixar muito grossa a massa, ficará muito pão sem recheio. Abrir em um formato de retangulo e colocar o recheio por cima. Enrolar como rocambole. Cortar o rocambole em fatias de aproximadamente 3cm de altura. Colocar de pé na assadeira, por cima da massa aberta. Ir colocando as fatias deixando espaço entre elas. Depois de feito isso com todo o rocambole, deixar crescer num local abafado e coberto por 2 horas. (Hoje estava MUITO frio, então liguei o forno no máximo por 5 minutos e desliguei enquanto cortava o rocambole, e quando coloquei para crescer ainda estava quentinho o forno - não pode estar super quente).


3ª parte:
A rosca estará o dobro do tamanho.


Levar ao forno pré-aquecido em 180º até dourar. Enquanto isso, preparar a calda. Levar todos os ingredientes numa panela ao fogo e mexer até ferver. Quando ferver, jogar em cima de cada rolinha e voltar a rosca ao forno ainda quente, porém desligado, para secar. Deixar esfriar bem e servir.




Um comentário:

  1. Dri, amei seu blog! Receitas lindas demais e deliciosas, com certeza voltarei mais vezes aqui, bjs!

    ResponderExcluir